Defesa Civil do Estado realiza o 1º Simulado de Descarrilamento de Trem

COORDENADORIA ESTADUAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL

RELEASE

Defesa Civil do Estado realiza o 1º Simulado de Descarrilamento de Trem.                                    

A iniciativa busca capacitar os órgãos públicos e privados envolvidos e facilitar a comunicação entre as agências que atuam na emergência com a comunidade.

No dia 16 de agosto de 2019, sexta-feira, a equipe do SAMU de “Campos do Jordão” e “Santo Antonio do Pinhal” acompanhados com a Gerente de Operações~, Daniela Cursino dos Santos, esteve presente no simulado executado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP) em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Estrada de Ferro Campos do Jordão – EFCJ, da Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos, realizou um simulado de descarrilamento de trem turístico no trecho de serra – município de Santo Antônio do Pinhal, com objetivo de preparar a comunidade, órgãos públicos e privados que atuam direta ou indiretamente na ocorrência de um descarrilamento de trem bem como acidentes similares que possam ocorrer envolvendo outros meios de transporte coletivo.    

O município investe em capacitação da equipe local, buscando o fortalecimento da cultura de prevenção, focada na redução de risco de futuros acidentes, de modo a integrar as esferas Estadual, Regional, Municipais de Defesa Civil (Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e Pindamonhangaba) e os servidores da Estrada de Ferro Campos do Jordão – EFCJ, os quais também receberão treinamento.                                                                                                             

O exercício é uma parceria da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP), Defesas Civis Regionais e Municipais, Prefeitura de Campos de Jordão, Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Grupamento Aéreo, SAMU, Radioamadores, Cruz Vermelha Brasileira, Guarda Civil Municipal, Departamento de Trânsito e Servidores da Estrada de Ferro Campos do Jordão – EFCJ.                                                                                                                               

O treinamento objetivou, prioritariamente, capacitar e treinar a comunidade para a situação de risco de descarrilamento de trem ou outros veículos de transporte coletivo, de modo a torná-la resiliente. Focou em integrar e articular as ações dos diversos órgãos envolvidos na resposta ao evento calamitoso, diminuindo, desta forma, o tempo de atendimento, essencial à mitigação dos danos humanos que seguem aos desastres.    Ainda, o simulado  foi referencial inicial para a formatação de um Plano de Contingência para atendimento de descarrilamento de trem.

Mostrar mais
Close