Samu adere a campanha de combate a suicídio

Hoje dia 10 de Setembro é o dia mundial do combate ao suicídio, ainda considerado o maior de todos os tabus, infelizmente!

Quase 1 milhão de pessoas no mundo se suicidam por ano, sendo considerada a 10° principal causa de morte mundialmente. A taxa de suicídio vem diminuindo no mundo em proporções mínimas. No entanto no Brasil ela vem aumentando.

A faixa etária com maior crescimento nos números são os adolescentes.

A história do Setembro amarelo se iniciou em1 994, quando o americano Mike se suicidou com apenas 17 anos. Mike era conhecido por sua personalidade caridosa e por saber muito sobre mecânica. Sozinho, o garoto conseguiu restaurar um Mustang 68 e pintou o carro todo de amarelo. Porém, aqueles que conviviam com Mike não viram os sinais de angústia. No dia do funeral do jovem, uma cesta de cartões com fitas amarelas presas a eles estava disponível para quem quisesse pegá-los. Os cartões e fitas foram feitos por amigos de Mike e possuíam uma mensagem: “Se você precisar, peça ajuda”. Em pouco tempo, os cartões se espalharam pelos Estados Unidos e começaram surgir mais e mais cartões com pedidos de ajuda. Um professor de outro estado americano havia recebido um dos cartões de uma aluna, pedindo por ajuda. Ou seja: A repercussão do caso foi tão grande que a fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscar ajuda.

O objetivo do Setembro Amarelo é reforçar a importância do diálogo, quebrando o tabu sobre o assunto e ajudando quem está mais vulnerável.

Tenha empatia pelo próximo, entenda que a dor do outro, pode não ser a sua.

“Salvar os que podem ser salvos”

Mostrar mais
Close